ALIMENTOS QUE PROLONGAM O BRONZEADO
A gente sabe que todo cuidado com a exposição ao sol deve ser tomado. Protetor, horários indicados, barraca, chapéu, óculos para proteger as áreas mais sensíveis e hidratação devem ser os cuidados mínimos para enfrentar o sol de verão. Mas claro, a gente quer ter um bronzeado bonito e duradouro sem causar nenhum mal à nossa saúde e A pele. Você sabe que ingerir alimentos podem prolongar seu bronzeado e proteger sua pele dos raios ultravioletas?
Uma pele bonita, livre de manchas e rugas é preciso ter uma alimentação antioxidante e pobre em gorduras, não fumar, beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia (água, sucos naturais, chá de ervas, água de coco), limpar e hidratar a pele diariamente e protegê-la do sol forte.
O segredo de manter o bronzeado homogêneo está no betacaroteno, carotenóide antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), que quando transformado em vitamina A no nosso organismo, atua na produção da melanina, a grande responsável pela cor da pele. O betacaroteno é um pigmento que dá a cor laranja a alimentos como mamão, pêssego, cenoura, abóbora, manga, batata doce, entre outros. Mas também, em menor quantidade, se camufla no verde (clorofila) de vegetais folhosos como a couve, o almeirão, o espinafre, o repolho e o agrião.
Se quer ver resultados no tom da pele, é importante ingerir esses alimentos aproximadamente 20 dias antes de tomar sol. A exposição saudável ao sol é necessária para ativar a melanina. O ideal é consumir de 15 a 25mg/dia de alimentos que contenham betacaroteno, o equivalente a mais ou menos duas cenouras e um mamão papaia.
Como tudo em excesso pode ser prejudicial, alimentos ricos em betacaroteno também podem conferir um aspecto alaranjado para a pele se forem consumidos em quantidades exageradas. Para saber se você está ingerindo a substância em excesso, olhe com atenção as palmas das mãos. Se estiverem amareladas, é sinal de acúmulo. Os carotenóides também tendem a se depositar em áreas mais oleosas do corpo, como a testa e as costas. Para reverter a aparência, basta suspender o consumo dos alimentos carotenóides e o efeito sumirá com o tempo.
Leia também:
7 alimentos para uma pele perfeita